Domingo, 25 de Novembro de 2007
Faro...
A nossa cidade...
   

Faro é Capital de Distrito, e também capital da região do Algarve.
Esta cidade apresenta um município com 201,6 km2 de área, e contem cerca de 58.500 habitantes. Este município divide-se em 6 freguesias: Conceição, Estoi, Montenegro, Sta. Bárbara de Nexe, São Pedro e Sé.

A cidade é limitada a Noroeste por São Brás de Alportel, a Este por Olhão, a Oeste por Loulé e a Sul é banhada pelo Oceano Atlântico. Também é a cidade que se encotnra mais a Sul de Portugal Continental.

Cique na imagem para a ver com maior resolução
clique na imagem para a vizualizar com maior resolução


Um pouco de História...



A cidade teve primeiramente o nome de Ossónoba e  terá surgido por volta do século VIII a.C., durante a colonização fenícia do Mediterrâneo Ocidental.
Tinha um carácter comercial, integrado num vasto sistema mercantilista baseado na troca de produtos agrícolas, pescado e minérios, situação que se manteve nos períodos grego e cartaginês.

No século III a.C., altura em que Cartagineses e Romanos lutavam pelo domínio Mediterrâneo, Roma invade a Península Ibérica, governando-a até ao século V d.C.

Mais tarde, com as invasões bárbaras, os Visigodos mantiveram o desenvolvimento da cidade até às invasões árabes, passando assim a cidade a denominar-se Santa Maria de Ossónoba.

Com a invasão Árabe a cidade foi destruida por completo. Contudo a cidade foi reconstruida, aperfeiçoada e alargada pelos mesmos. Existem ainda nos dias de hoje construções realizadas no periodo arabe  , como exemplo a muralha da cidade velha, foi neste periodo que se passou a chamar apenas Santa Maria Ibn Harun.

A cidade  é tomada, no ano de 1249, pelas tropas de D. Afonso III, que lhe viria a conceder duas cartas de Foral. A primeira, em 1266 e a segunda, destinada aos Mouros residentes, em 1269. E é lhe posto o nome de Sta Maria de Faaron.


No periodo renascentista a cidade foi alastrada e aperfeiçoada, aumentando a sua população e melhorando as condiçoes de vida da mesma. E foi no seculo XV que esta foi denominada pelo nome actual, Faro.


clique na imagem para a vizualizar com maior resolução




Caracteristicas da cidade quando mediaval...


A situação dos terrenos em que assenta a actual cidade de Faro era então diferente. O nível médio das águas do mar encontrava-se dois a três metros acima do actual, originando uma linha de costa muito recortada e inundável.

A configuração deste território era resultante de um sistema de colinas ou morros (o da , onde se estabelecera o referido entreposto, o dos Artistas, Santo António do Alto e o conjunto de colinas que vão de São Pedro ao Alto Rodes, designadas por Alto da Caganita, Alto da Atalaia e Alto da Esperança), separados por canais ou ribeiras e sujeitos, com as marés, à subida e descida das águas do mar.

Dos canais, destacamos uma linha de água principal que corria desde a actual Ribeira das Lavadeiras, percorrendo a Estrada de São Luís até ao Lethes, daqui para a Praça Alexandre Herculano onde formava um lago - Alagoa - bifurcando, junto ao palácio Belmarço, para contornar o morro da Sé por ambos os lados.






clique na imagem para a vizualizar com maior resolução









publicado por g3 4 best às 20:40
link do post | favorito

Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



»Playlist «
»Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
16
17

18
19
20
21
23
24

25
26
27
28
29
30
31


» Arquivos «

» Maio 2008

» Abril 2008

» Março 2008

» Fevereiro 2008

» Janeiro 2008

» Dezembro 2007

» Novembro 2007

» Outubro 2007

» Posts Recentes «

» Prestes a atingir a meta....

» E o prometido é devido

» Progressos...

» Apresenções

» Faro.. Diagnóstico da Cid...

» Prespectivas Futuras

» As Pautas! (2º Período)

» Faro.. Diagnóstico da Cid...

» Solução para o Acesso e P...

» Avaliações Relativas ao 2...

»

» Alerta, Drástica erosão c...

» ...

» Combate à erosão costeira...

» A Câmara de Faro Câmara c...

» Mudança de planos...

» Os gráficos...

» Sentimos a evolução...

» Inquéritos...

» CCC "on the road"

» As Pautas!

» "Deveria ser tão natural ...

» Vestidos a rigor

» Faro...

» O Tesouro

» Problemas a resolver...

» Significado da imagem...

» Nos...

»links